Especiais
Festival de Verão
Madonna

 Sites relacionados
Arquivo do Rock
FM O Dia
Dynamite
Nando Reis
Palco MP3
Território da Música


  Letras e cifras


 Notícias por e-mail
Receba as últimas notícias no seu e-mail
 Fale conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!





Música
Segunda, 5 de fevereiro de 2007, 17h50 
Faroeste Caboclo é uma "tragédia grega", diz diretor
 
Ricardo Calazans
 
Divulgação
Renato Russo, autor de  Faroeste Caboclo
Renato Russo, autor de Faroeste Caboclo
 Últimas de Música
Busca
Busque outras notícias no Terra:
René Sampaio tinha 14 anos quando ouviu Faroeste Caboclo, da Legião Urbana, pela primeira vez. Na época morador de Brasília, terra natal da banda, imaginava um dia ver no cinema as desventuras de João de Santo Cristo, o "bandido destemido e temido no Distrito Federal" imaginado por Renato Russo em 1978, quando tinha apenas 18 anos. Acabou que ele mesmo se encarregou disso. Faroeste Caboclo>, o filme, terá roteiro de Paulo Lins (autor de Cidade de Deus) e direção do próprio René, hoje com 34 anos.

Confira mais de 600 mil letras de música
Aprenda a tocar os hits do seu ídolo
Leia mais notícias de O Dia

"Todo mundo que ouviu a música naquela época (o álbum Que País É Este? foi lançado há exatos 20 anos) ficava imaginando que aquela história daria um filme. Calhou que eu me tornei diretor e pude levar o projeto adiante. A idéia é fazer um filme fiel à letra do Renato", conta.

Depois de enfrentar uma briga judicial no início do projeto - apesar da aprovação da família de Renato, a editora Tapajós, detentora de direitos autorais da Legião, tentou impedir a adaptação cinematográfica, mas o pedido foi negado pelo Superior Tribunal de Justiça - em novembro passado René e Paulo Lins estiveram em Brasília, fazendo pesquisa para o filme.

"Conversamos com traficantes, prostitutas e roqueiros, recolhemos muito material e agora estamos no primeiro tratamento do roteiro', diz René, diretor de cinco curtas, entre eles Sinistro, premiado no Festival de Brasília de 2000.

"Faroeste" será o primeiro longa de René e o trabalho de estréia da Gávea Filmes, de Bianca De Felippes, ex-sócia de Carla Camurati na Copacabana Filmes (que abrigou o projeto inicialmente).

No segundo semestre, René começa a selecionar o elenco do filme. Para os papéis do traficante João de Santo Cristo e de Maria Lúcia, a mulher por quem se apaixona, quer rostos desconhecidos.

"O personagem existe na cabeça de muita gente, tem de ser uma cara nova, para respeitar a magia da letra de Renato", explica. Ano que vem, os 159 versos e nove minutos da saga candanga criada por Renato Russo estarão no cinema. "Ali estão todos os elementos narrativos, é uma verdadeira tragédia grega, a saga de um homem que não pode fugir de seu destino."

Antes
A origem de Faroeste Caboclo também vai virar filme. No início de 2008, coincidentemente, o cineasta Antônio Carlos da Fontoura inicia as filmagens de Religião Urbana, que conta a vida de Renato Russo dos 16 aos 22 anos. "Estamos finalizando a fase de captação de recursos e pré-produzindo. O roteiro está no terceiro tratamento", conta Fontoura.

O projeto foi levado a ele por Luiz Fernando Borges, psicólogo, musicista e grande amigo de Renato Russo. "Quisemos mostrar a formação do artista. O filme mostra como Renato Manfredini Jr. virou Renato Russo", explica o diretor.

Ainda sem elenco escolhido, Religião Urbana conta como foi a formação do Aborto Elétrico, o grupo punk do qual saíram os sucessos iniciais da Legião, como Geração Coca-Cola, e apresenta a fase "Trovador Solitário" (que rendeu Faroeste Caboclo e Eduardo e Mônica).

O filme termina em 1983, justamente com a primeira apresentação da Legião no Circo Voador. "Não tenho a ambição de contar toda a vida do Renato. Vida e morte não cabem no filme. Achei que a fase mais radical de sua vida era essa, a do jovem artista", diz.
 

O Dia

© Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2010,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade