Especiais
Festival de Verão
Madonna

 Sites relacionados
Arquivo do Rock
FM O Dia
Dynamite
Nando Reis
Palco MP3
Território da Música


  Letras e cifras


 Notícias por e-mail
Receba as últimas notícias no seu e-mail
 Fale conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!





Música
Quinta, 13 de julho de 2006, 07h15 
Emo, nova moda do rock, pega fãs pelo coração
 
 Últimas de Música
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O gênero já foi definido como hardcore com letras de música sertaneja. Mas o emo, estilo musical que deu origem a uma tribo própria, é mais do que canções sobre dores de cotovelo juvenis.

O emo surgiu em meados da década de 80, nos Estados Unidos, quando bandas de hardcore como o Rites of Spring e o Embrace ficaram conhecidas por suas performances "emocionais". Os músicos também decidiram dar um tom mais pessoal às letras e experimentar nos arranjos, já que sentiam que o hardcore caminhava para uma certa estagnação criativa.

Desde então, há pouco consenso sobre o que torna uma banda emo ou não. O Fugazi, apesar de não ser considerado emo, influenciou bastante os grupos de emocore que surgiriam nos anos 90.

Mas uma das principais referências do emo em prática hoje em dia vem do Dashboard Confessional, banda liderada pelo compositor Chris Carrabba. As letras são o grande destaque. E elas assentaram as bases para toda a geração de punks de coração mole.

No Brasil, os grupos mais conhecidos de emocore são o Dance of Days e o CPM 22, que contam com letras profundamente pessoais e dramáticas, como que rabiscadas em diários ou em cartas.

Recentemente, o emo evoluiu de gênero musical para estilo de vida, dando origem a uma moda baseada em roupas pretas e justas, franjas caídas sobre os olhos e acessórios de cor vermelha.

A banda My Chemical Romance é uma das que aderiu a esse visual. Grupos brasileiros do gênero, como Fresno e emo., no entanto, afirmam que tudo é apenas um estilo musical e essa moda não passa de distorção.
 

Redação Terra
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2010,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade