Especiais
Festival de Verão
Madonna

 Sites relacionados
Arquivo do Rock
FM O Dia
Dynamite
Nando Reis
Palco MP3
Território da Música


  Letras e cifras


 Notícias por e-mail
Receba as últimas notícias no seu e-mail
 Fale conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!





Música
Quarta, 21 de junho de 2006, 17h55  Atualizada às 18h10
Inspirador de The Wall, do Pink Floyd, picha muro israelense
 
Agência Zero/Divulgação
Roger Waters
Roger Waters
 Últimas de Música
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O vocalista do Pink Floyd Roger Waters, que inspirou o álbum que se tornou o ícone da banda, The Wall, pichou as palavras "derrubem o muro" nos painéis de concreto da barreira construída por Israel na Cisjordânia, na quarta-feira.

Veterano no rock, Roger Waters se apresenta em Lisboa
Baterista acredita que Pink Floyd vai se reunir

A barreira foi a primeira parada de Waters na viagem que fez a Israel e aos territórios palestinos. O artista tinha sido criticado por alguns fãs por planejar um concerto no Estado judaico.

"Isto é uma construção horrenda", disse Waters a jornalistas, diante de uma seção do muro em Belém. "Já vi fotos dela, já ouvi falar muito dele, mas sem estar aqui não é possível imaginar até que ponto é terrivelmente opressivo e como é triste ver as pessoas passando por estes buraquinhos. Isso é uma loucura", disse o músico.

Waters usou spray vermelho e um marcador para acrescentar sua pichação ao muro. Ele foi letrista, compositor e vocalista do Pink Floyd, ex-grupo de rock britânico que ficou célebre por álbuns como The Wall e The Dark Side of the Moon.

Israel já completou quase metade da barreira, cujo objetivo declarado é não permitir a entrada de homens-bomba em suas cidades.

Descrita pelos palestinos como medida que visa roubar território deles, a barreira foi julgada ilegal pela Corte Mundial porque atravessa parte dos territórios ocupados. Depois de uma ordem da Suprema Corte para diminuir o sofrimento palestino, Israel está modificando o traçado de alguns trechos da barreira.

Na quinta-feira Roger Waters deve apresentar-se num concerto no povoado de convivência árabe-judaica de Neve Shalom, como parte de sua turnê mundial.

O concerto tinha sido planejado originalmente para um estádio esportivo em Tel Aviv, mas, após críticas de fãs britânicos, Waters mudou o local do evento para o povoado de paz, onde judeus e árabes israelenses convivem numa comunidade conjunta.

Em 1990 Roger Waters cantou The Wall diante do Muro de Berlim, que separava as duas Alemanhas, para comemorar a reunificação delas.

Ele disse a jornalistas que espera que algum dia a barreira israelense também seja derrubada. Mais de 90 por cento da barreira é feita de uma cerca coroada com arame cortante, mas, nos trechos onde ela atravessa áreas construídas, é uma alta muralha de concreto.

"Pode ser bem mais difícil derrubar esta barreira, mas um dia isso terá que acontecer", disse Waters.
 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2010,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade