Especiais
Festival de Verão
Madonna

 Sites relacionados
Arquivo do Rock
FM O Dia
Dynamite
Nando Reis
Palco MP3


  Letras e cifras


 Notícias por e-mail
Receba as últimas notícias no seu e-mail
 Fale conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!





Música
Sábado, 15 de março de 2008, 10h00  Atualizada às 10h02
Morte de Tim Maia completa dez anos. Veja fotos
 
Leandro Souto Maior
 
Divulgação
Tim Maia morreu em Niterói depois de passar mal ainda na passagem de som antes de show
Tim Maia morreu em Niterói depois de passar mal ainda na passagem de som antes de show
 Últimas de Música
Busca
Busque outras notícias no Terra:
"Mais grave! Mais agudo! Mais médio! Mais tudo!". Impossível ler essas palavras de ordem e não se lembrar de Sebastião Rodrigues Maia, o Tim Maia. Neste sábado, completam-se dez anos sem o 'síndico', que morreu em 15 de março de 1998, em Niterói, depois de passar mal ainda na passagem de som para o show que faria no Teatro Municipal da cidade.

» Veja as fotos de Tim Maia
» Leia mais notícias da agência JB

Muitos expoentes da nossa música fazem grandes canções, mas nem sempre são grandes cantores, como é o caso de Tom Jobim. Em outros casos, são cantores excepcionais, mas não compõem, como Ney Matogrosso. Tim Maia era intérprete e compositor prolixo.

Além disso, mesmo sem formação musical acadêmica, Tim sabia exatamente como cada instrumento deveria soar dentro do grupo, a ponto de colaborar para a formação de músicos e técnicos de áudio. Seu selo, o Seroma (abreviação das iniciais de seu nome), era uma espécie de Motown (a gravadora do soul americano) brasileira, só que de um artista só. Ele foi o rei do soul no País.

Suas histórias lendárias são clássicas, envolvendo de drogas a ausências em shows. Verdades ou não, o fato é que é difícil existir alguém que tenha travado um contato com o cantor que não tenha passado por uma situação surreal. Apesar de ter se envolvido em brigas diversas, responder diversos processos, Tim era uma figura folclórica querida, carismática.

Tinha vários cachorros enormes em seu estúdio, para que ninguém atrapalhasse os ensaios - principalmente a polícia, que freqüentemente reclamava da fumaça que empesteava a vizinhança. (Tim subornava policiais com discos autografados e uma boa lábia!). Costumava andar cercado de uns quatro ou cinco 'asseclas' - para rir das suas piadas! - , para quem pedia ajuda até para abrir tampinha de caneta! Quando os músicos chegavam para os ensaios, dava uma baseado para cada um se 'inspirar' e dizia que a geladeira estava "cheia de mariola e danoninho, para a larica"!

Junto com Tom Jobim e Roberto Carlos, Tim Maia é o artista nacional que tem o maior repertório no inconsciente coletivo brasileiro. Velhos, crianças, mesmo quem nao é ligado em música conhece e sabe cantar algum de seus sucessos. Sua ausência é insubstituível.
 

Jornal do Brasil
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2012,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade