0

Ícone do blues, guitarrista Magic Slim morre aos 75 anos

21 fev 2013
23h56
atualizado às 23h56
  • separator
  • comentários

Contemporâneo de nomes como Muddy Waters e Howlin' Wolf, morreu nesta quinta-feira (21), aos 75 anos, o guitarrista Magic Slim. Ele, que foi uma das peças-chave do eletric blues de Chicago, deu seu último suspiro em um hospital na Filadélfia, nos Estados Unidos, informou seu empresário, Marty Salzman, à agência AP.

<p>Magic Slim foi um importante nome do eletric blues de Chicago</p>
Magic Slim foi um importante nome do eletric blues de Chicago
Foto: AP

De acordo com Salzman, o guitarrista tinha problemas de saúde - úlceras hemorrágicas, doenças pulmonares, no coração e nos rins - que se agravaram com a intensa turnê realizada há algumas semanas na Pensilvânia. Com seu eletric blues, o grupo Magic Slim and the Teardrops tinha presença assídua em festivais de música.

"Se você vai levar alguém que nunca tenha visto blues a um de seus shows, seria como colocá-lo em uma máquina do tempo de volta para 1962", disse Salzman. "Sem firulas, sem rock’n’roll. Era apenas cru e direto, o verdadeiro blues", completou o empresário.

Nascido em 1937 na cidade de Torrance, no Mississippi, com o nome de Morris Holt, Magic Slim cresceu nos campos de algodão no delta do rio Mississippi. Sua primeira paixão foi o piano, mas ele perdeu o dedo mindinho da mão direita em uma máquina de colheita e acabou migrando para a guitarra. Assim como outros guitarristas de origem humilde, Magic Slim começou a tocar com um instrumento de uma corda que ele fez pregando um pedaço de fio de uma vassoura.

Aos 11 anos, Magic Slim mudou-se para Granada, onde conheceu Magic Sam, um importante guitarrista de blues. O veterano, então, o ensinou sobre o instrumento e, anos depois, deu a Slim seu primeiro trabalho como baixista, quando ele se mudou para Chicago.

Magic Slim não fez suas primeiras gravações até 1966. Seu primeiro álbum, Born Under A Bad Sign, foi lançado em 1977. No ano passado, o guitarrista registrou um álbum de covers, intitulado Bad Boy.

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade