> Diversão > Música  > Grammy Latino 2004
 Sites relacionados
Cifra Club
Expresso 2222
Território da Música
Guia de Cidades
MP3Box
Letras de música
  Busca Rádio Terra


  Letras e cifras


Boletim

Receba notícias no seu e-mail

Fale conosco

Escreva com críticas e sugestões

Grammy Latino 2004
História do Grammy Latino
 
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O objetivo principal do Grammy Latino é reconhecer a qualidade artística e/ou técnica, e não a vendagem ou a posição nas listas de mais executadas no rádio. Tanto os indicados quanto os ganhadores são eleitos por votos de membros qualificados da Academia. Os eleitores são profissionais da indústria especialistas em sua área e pessoas de sucesso em sua profissão.

Surge a Academia
Michael Greene, presidente da Academia de Gravação, viajou ao México há 14 anos para seguir um sonho. Greene e outros líderes visionários da Academia haviam trabalhado por vários anos com a idéia de criar uma Academia Latina e prêmios Grammy especificamente para a cultura e a música latinas. Até então, à música latina eram dedicadas apenas três categorias nos Prêmios Grammy, o que representava só uma pequena parte da riqueza desta música e de seus criadores.

O grupo foi ao México para sondar as possibilidades, sem saber o que esperar, mas cheio de expectativas e otimismo. Muitos pensaram que sua idéia era muito ambiciosa, mas a resposta positiva que receberam superou as esperanças. Chegou-se à conclusão de que era preciso ter uma Academia Latina, e de que o motivo era perfeito para sua criação. No entanto, para Greene a lição mais importante aprendida na viagem foi a magnitude do trabalho que havia para ser feito. Era preciso criar laços e uma consciência antes que a Academia pudesse se tornar realidade.

Passaram-se dez anos de trabalho. Dez anos advogando, convencendo membros importantes da comunidade musical latina e construindo pontes de entendimento entre culturas diferentes. Até que, em janeiro de 1997, foi criada da Academia Latina de Artes e Ciências da Gravação - mais conhecida como Academia Latina da Gravação, a primeira corporação internacional formada pela Academia da Gravação.

Em 2000, mais precisamente no dia 13 de setembro daquele ano, a Academia Latina de Gravação de dispôs a apresentar a primeira edição do Grammy Latino, cuja festa foi realizada no Stapless Center, em Los Angeles.

Infelizmente, os Grammy Latinos não tiveram um bom começo, já que em seu primeiro ano foram cercadas de controvérsias devido à onda de críticas contra a família Estefan e os organizadores, que supostamente teriam manipulado a premiação e prejudicado os cantores mexicanos.

Na segunda edição da premiação, em 2001, grupos anticastristas criaram tumultos e ameaçaram a realização da cerimônia, o que fez com que os organizadores transferissem a sede para Los Angeles.

Na ocasião, exilados cubanos que pediam a presença de cantores da ilha realizaram protestos, ameaçando novamente a segurança dos organizadores, adiando o evento.

A premiação finalmente ocorreria em 11 de setembro, data dos atentados terroristas aos Estados Unidos. Por razões óbvias, a grande cerimônia preparada para a entrega dos gramofones foi cancelada e substituída por uma solenidade simples com a presença de apenas alguns ganhadores e jornalistas.

No dia 18 de setembro de 2002, o Teatro Kodak, mesmo palco do Oscar, recebeu a festa do Grammy Latino. Com uma tímida participação brasileira, o cantor Alejandro Sanz foi o grande destaque da noite, com o disco acústico que gravou em parceria com a MTV.

Em 2003, o colombiano Juanes se tornou o vencedor absoluto do Grammy Latino, ao conquistar cinco prêmios. Do Brasil, o homenageado dos IV Grammy Latinos foi o ministro brasileiro da Cultura, Gilberto Gil, nomeado "Personalidado do Ano" pela Academia Latina.

O que é Laras?
A Academia Latina de Artes e Ciências da Gravação (Laras) é a primeira corporação internacional criada pela Academia Nacional das Artes e Ciências da Gravação (NARAS), que criou em 1957 a entrega anual de estátuas em forma de gramofone para reconhecer a qualidade da indústria discográfica.

A Laras foi criada em 1997 com o objetivo de reconhecer os destaques do trabalho musical, mas sobretudo com a idéia de melhorar a projeção da música hispânica.

A entidade é uma associação de indivíduos - como músicos, produtores e todos os profissionais da indústria da gravação - que estão dedicados a melhorar a qualidade de vida e a condição cultural da música e de seus realizadores.

Os membros da Academia, através de sua participação ativa, são quem se certificam de que os programas e trabalhos da Academia Latina sejam relevantes à indústria. Eles também são responsáveis pela integridade do processo de premiação, para que esse seja um reconhecimento baseado em mérito, e não nas vendas ou ranking de mais executadas.

Além de produzir o Grammy Latino para premiar a excelência nas artes e ciências fonográficas da comunidade latina de todo o mundo, a LARAS se dedica a estabelecer programas educativos e de serviço na América Latina, procurar oportunidades de estabelecer contatos e advogar por seus membros em assuntos como a proteção dos direitos autorais e a legislação cultural. Outro compromisso da entidade é preservar a identidade e a vitalidade das centenas de tipos de músicas regionais que existem na América Latina e que estão espalhados por todo o mundo, formando a base da história musical latina.

Indicações
Apresentado pela Academia Latina de Artes e Ciências da Gravação (LARAS), o Grammy Latino é o prêmio de maior prestígio no mundo da música latina, e é distribuído após o cumprimento de quatros etapas: inscrição, seleção, indicação e votação final.

Inscrição
Em uma primeira etapa, os membros da Academia e as gravadoras são convocados para apresentar as músicas que eles acreditam que possam concorrer ao Grammy Latino. Essas gravações devem ter sido lançadas entre 1 de janeiro a 31 de março do ano corrente.

Seleção
Durante o processo de seleção, um grupo de especialistas de várias áreas da música se encarregam de garantir que as gravações inscritas para competir cumpram os requisitos técnicos específicos e então as classificam nas categorias. O propósito deste passo não é julgar a obra, mas garantir que ela seja inscrita na categoria correta.

Indicação
A indicação ocorre depois que os membros votantes da Academia recebem as planilhas de votação da primeira "peneira" e a lista de participantes de cada categoria. Essas pessoas devem eleger cinco concorrentes para cada categoria. As indicações finais são então revisadas por um comitê e anunciadas em uma entrevista coletiva com a imprensa.

Votação
O processo de votação ocorre por meio de cédulas que são preenchidas pelos membros da Academia. O processo é acompanhado por uma empresa de auditoria e os resultados finais só são conhecidos na noite da premiação, garante a Laras. Os nomes chegam às mãos dos apresentadores em um envelope lacrado.
 

Redação Terra