> Diversão > Música  > Grammy Latino 2003
 Sites relacionados
Cifra Club
Expresso 2222
Território da Música
Guia de Cidades
MP3Box
  Busca Rádio Terra


  Letras e cifras


Boletim

Receba notícias no seu e-mail

Fale conosco

Escreva com críticas e sugestões


Grammy Latino 2003
Terça, 2 de setembro de 2003, 21h54 
Grammy Latino transforma Alexandre Pires em ícone
 
Últimas de Grammy Latino 2003
Busca
Busque outras notícias no Terra:
De pagodeiro a cantor romântico, Alexandre Pires se tornou mais do que um artista brasileiro fazendo sucesso no exterior. Elevado a ícone latino, passou a representar toda a comunidade hispânica da América Latina.

Depois de ser consagrado na festa de encerramento dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, no mês passado, Pires vai se apresentar nesta quarta-feira em Miami na cerimônia do Grammy Latino, na qual concorrerá a melhor álbum do ano e melhor vocal pop masculino com o disco Estrela Guia.

"O carinho do público latino me deixa muito feliz. Não esperava todo esse reconhecimento e pretendo continuar voltado para esse trabalho (em espanhol)", disse o cantor.

O êxito de Pires no mercado latino começou em 1999, quando ele caiu nas graças da cantora Gloria Estefan, com quem gravou um dueto na salsa Santo Domingo - indicada ao Grammy Latino daquele ano na categoria melhor duo.

Com isso, seu nome passou a ser conhecido na comunidade hispânica e Pires decidiu embarcar com tudo na carreira solo, deixando de lado o grupo de pagode Só Pra Contrariar, com o qual já tinha conquistado status de celebridade no Brasil - o primeiro disco da banda vendeu mais de 3 milhões de cópias - e feito sucesso na América Latina com um álbum em espanhol.

"Minha intenção era fazer um som mais pop, mais romântico e eu não podia mudar o estilo do Só Pra Contrariar", afirmou Pires.

Em seu primeiro disco solo, É Por Amor (2001), Pires gravou a canção Usted Se Me Llevo La Vida, que foi tema da novela Porto dos Milagres, da Rede Globo.

No ano seguinte o disco foi traduzido para o espanhol e lançado com o título Alexandre Pires na Espanha, Portugal, México, Costa Rica e no mercado latino dos Estados Unidos e Canadá.

O álbum foi bem-recebido e Usted Se Me Llevo La Vida ficou entre as 10 mais da parada latina da revista Billboard por 41 semanas consecutivas - em maio último, Pires foi eleito artista do ano na premiação Billboard Latin Music Awards.

Aulas de espanhol
Para continuar conquistando mais e mais fãs, o cantor decidiu fazer aulas de espanhol. "Preciso melhorar minha pronúncia e minha influência", contou Pires, que em 2001 participou em Veneza da festa Cinema Contra a Aids, promovida pela atriz Elizabeth Taylor.

Embora ainda faça muito sucesso no Brasil, Pires vende mais discos fora do país. O cantor acumula cerca de um milhão de cópias no exterior, contra 500 mil vendidas em sua terra natal.

Mesmo assim, ele não pretende abrir mão de suas raízes. "Jamais vou me mudar do Brasil. Sou brasileiro e não posso negar a minha cultura", afirmou.

Na cerimônia desta quarta, Pires vai se apresentar ao lado da cantora norte-americana Kelly Clarkson. Na categoria álbum do ano, o cantor concorre com Bacilos, Rubén Blades, Juanes e os Tribalistas.

Como melhor vocal pop masculino, ele disputa o prêmio com Ricardo Arjona, David Bisbal, Enrique Iglesias e Joan Manoel Serrat.
 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.