> Diversão > Música  > Grammy Latino 2003
 Sites relacionados
Cifra Club
Expresso 2222
Território da Música
Guia de Cidades
MP3Box
  Busca Rádio Terra


  Letras e cifras


Boletim

Receba notícias no seu e-mail

Fale conosco

Escreva com críticas e sugestões


Grammy Latino 2003
Segunda, 1 de setembro de 2003, 19h00 
Ritmos latinos invadem EUA e sacodem a indústria
 
Últimas de Grammy Latino 2003
» Juanes conquista os latinos já no segundo álbum
» Bacilos toma impulso depois do Grammy Latino
» Fidel assiste a show dos barrados no Grammy Latino
» Cubanos ficam de fora e dividem a opinião pública
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Nos últimos anos, a música latina deu passos gigantescos no enorme mercado norte-americano e conseguiu um feito que outras regiões do mundo não foram capazes: seduzir um público exigente e acostumado ao rock'n'roll.

Os latinos, em suas ondas migratórias para os Estados Unidos, trouxeram sua música, provocando uma maravilhosa mistura de melodias e ritmos que sacudiram a indústria fonográfica.

O cantor colombiano Juanes é o mais novo nome de uma lista em que figuram sua compatriota Shakira, o porto-riquenho Ricky Martin e o espanhol Enrique Iglesias: a de discos latinos mais vendidos nos Estados Unidos.

A banda Bacilos, o cantor brasileiro Alexandre Pires e a mexicana Pilar Montenegro são alguns artistas que aparecem com cada vez maior freq ência nos círculos da indústria fonográfica norte-americana.

"Está na moda ser um artista popular latino", disse o produtor e compositor Sergio George. "O que está acontecendo agora é muito bom para todos, o mercado americano está olhando o mercado latino para ver como pode penetrá-lo e estamos em um momento muito bonito neste país".

O pop e o rock latinos se misturam com a salsa, o merengue e o vallenato, enquanto o flamenco se funde ao bolero para mostrar a diversidade que existe em toda a América Latina e Península Ibérica em produções cada vez mais sofisticadas e bem-sucedidas.

Segundo informe da empresa de pesquisa do mercado de música Nielsen SoundScan, em abril deste ano a música em espanhol respondeu por impressionantes 45 por cento de todas as vendas nos Estados Unidos.

Segundo especialistas da indústria fonográfica, os hispânicos dos Estados Unidos são atualmente mais propensos a comprar CDs do que a população em geral.

Dados demográficos oficiais indicam que há cerca de 35 milhões de hispânicos nos Estados Unidos, com um poder aquisitivo de mais de 600 bilhões de dólares ao ano, tornando o futuro da indústria da música muito promissor.

O êxito da música latina provocou uma enxurrada de prêmios especializados, desde o Grammy Latino até o Video Musicales MTV, passando por cerimônias de publicações, como a Billboard Latin Music Awards, entre outros.
 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.