> Diversão > Música  > Grammy 2004
  Sites relacionados
Música
Grammy Latino 2003
Rádio Terra
Diversão
Gente & TV

Grammy 2004
Quinta, 4 de dezembro de 2003, 15h52 
Grammy anuncia indicados à estatueta em 2004
 
Guto Barra
 
AP
Aguilera concorre em três categorias
Aguilera concorre em três categorias
Multimídia
Áudio e vídeo
» White Stripes
Saiba mais
» Caetano Veloso concorre a Grammy de world music
Galeria de fotos
» Biografia Christina Aguilera
» O visual polêmico de Christina Aguilera
» Madonna beija Britney e Aguilera
» Os visuais de Christina Aguilera
 Últimas de Grammy 2004
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O Grammy tenta se adaptar aos novos tempos da música, ao esnobar os vencedores de programas de reality TV, abrindo os olhos para nomes saídos do underground, como White Stripes e Yeah Yeah Yeahs, e álbuns polêmicos, como Hail to the Thief, do Radiohead.

Confira a lista de indicados
Caetano Veloso concorre na categoria de world music

Beyoncé Knowles confirma seu lugar como diva pop ao ser indicada a seis estatuetas, enquanto 50 Cent, Evanescence, Missy Elliott, Justin Timberlake e Luther Vandross são alguns dos artistas que disputam cinco prêmios cada.

Se a presença de Timberlake, Elliott e Knowles não causa surpresa, a indicação do Yeah Yeah Yeahs reforça o poder do rock alternativo saído de Nova York. O disco de estréia do trio, Fever to Tell, que concorre na categoria de melhor trabalho de rock alternativo, tem uma das sonoridades mais cruas do ano.

É também memorável o fato de Elephant, do White Stripes, também gravado em um pequeno estúdio e com poucos recursos, estar em pé de igualdade com discos de Missy Elliott (Under Construction), Justin Timberlake (Justified), Evanescence (Fallen) e Outkast (Speakerboxxx/The Love Below) na corrida por álbum do ano. Jack White concorre a mais dois prêmios no Grammy deste ano, um com a banda e outro sozinho.

A categoria de gravação do ano é bem mais óbvia: concorrem Crazy In Love (Beyoncé com Jay-Z); Where Is the Love? (Black Eyed Peas e Justin Timberlake); Clocks (Coldplay); Lose Yourself (Eminem) e Hey Ya (Outkast).

A estatueta de canção do ano vai ser disputada entre: Christina Aguilera (Beautiful), Luther Vandross (Dance With My Father), Avril Lavigne (I'm With You), Warren Zevon (Keep Me In Your Heart) e Eminem (Lose Yourself). Entre os artistas-revelação estão Evanescence, 50 Cent, Fountains of Wayne, Heather Headley e Sean Paul.

O anúncio dos indicados foi feito por produtores e artistas como Kenneth "Babyface" Edmonds, Sarah McLachlan, Dido, Amy Lee (Evanescence) e Moby.

Este último aproveitou o anúncio da indicação de Barbra Streisand para alfinetar a administração Bush: ele chamou o álbum da conhecida patrocinadora do Partido Democrata de "como derrotar o presidente eleito".

Ele também não poupou críticas à indústria musical nos bastidores do anúncio das indicações. Em entrevista ao canal E! Entertainment, Moby disse que o mercado "merece a crise que está passando". "Quando as coisas ficam difíceis, os artistas pagam o preço e os executivos continuam ganhando dinheiro."

A 46ª edição do Grammy vai ser realizada no Staples Center, em Los Angeles, em 8 de fevereiro. A cerimônia volta à Califórnia depois de ser realizada apenas uma vez em Nova York, para ajudar na recuperação da cidade depois dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. As quatro cerimônias anteriores à do ano passado também foram feitas em Los Angeles.
 

Planet Pop