PUBLICIDADE

Lynyrd Skynyrd emociona e dá aula de rock para fechar segundo dia

14 nov 2011 - 00h30
(atualizado às 02h44)
Compartilhar

Osmar Portilho
Direto de Paulínia

Clássicos como Simple Man e Sweet Home Alabama, riff crus de guitarra e aquele rock característico do sul dos Estados Unidos. Entre outros fatores, estes foram os principais entregues pelos norte-americanos do Lynyrd Skynyrd, que deram uma aula de rock no encerramento do segundo dia do SWU, neste domingo (13), em Paulínia.

Referência quando o assunto é southern rock, o grupo teve uma tragédia em seu caminho. Em 1977, um acidente aéreo tirou a vida de boa parte da banda, incluindo Ronnie Van Zant, vocalista e principal compositor. Coube então ao seu irmão mais novo, Johnny Van Zant, carregar o legado do Lynyrd Skynyrd com esse rock cru e sem firulas.

A banda surgiu no palco Energia pouco depois da 00h. O repertório abriu com Working for MC, I Aint the One, Skynyrd Nation, Whats Your Name, Down South Jukin e That Smell.

Visivelmente espantando com o tamanho e a reação do público, Johnny agradeceu: "Deus os abençoe. É um sonho para nós estar aqui". Além das canções próprias, o show ainda ganhou uma boa interpretação de I Got the Same Old Blues, de JJ Cale.

No momento em que a chuva deveria acalmar os ânimos no Parque Brasil 500, o grupo lembrou uma das baladas mais famosas de sua carreira: Simple Man. "Vamos tocar essa em homenagem a todos que estão no céu do rock n roll", lembrou. A canção ganhou coro do público e foi cantada com empolgação.

Depois de tocar T For Texas, um cover de Jimmie Rodgers, o Lynyrd Skynyrd não poderia inventar muito na sua reta final, já sabendo o que os fãs queria ouvir. Depois de Gimme Three Steps e Call Me The Breeze, deixaram o palco ovacionados ao som de Sweet Home Alabama. Com a bandeira dos Estados Confederados da América, que se tornou um símbolo do Lynyrd Skynyrd para mostrar o orgulho sulista, Van Zant agradeceu os aplausous e deixou o palco.

Após muitos gritos, a banda retornou ao Energia. Desta vez, Van Zant usou o pedestal do microfone como mastro para sua bandeira e uma do Brasil, a qual ergueu e pediu gritos do público. Para finalizar, perguntou o óbvio: "qual canção vocês querem ouvir?". "Free Bird", respondeu o público em coro.

A despedida do Lynyrd Skynyrd ganhou os versos e refrão de Free Bird cantados em coro e um longo improviso das guitarras, que encerrou o segundo dia de shows do SWU com o tradicional rock sulista dos Estados Unidos.

SWU - segunda edição de casa nova

Pioneiro no Brasil no formato festival + acampamento, o SWU ganha sua segunda edição. Em 2011, o evento acontece na cidade Paulinía, interior de São Paulo (125 km da capital), entre os dias 12 e 14 de novembro.O primeiro SWU aconteceu em outubro, na cidade de Itu, e reuniu nomes como Rage Against the Machine, Queens of the Stone Age, Kings of Leon e Linkin Park.

Assim como foi em 2010, o SWU se dividirá em quatro setores: dois palcos principais - Consciência e Energia, o New Stage e a Tenda Eletrônica. Neste sábado, subiram aos palcos montados no Parque Brasil 500 nomes como Damian Marley, Snoop Dogg, Kanye West e Black Eyed Peas. Entre os representantes brasileiros ainda estão Emicida, Marcelo D2 eCopacabana Club.

O domingo será marcado por uma miscelânea musical. Os palcos principais terão Zé Ramalho, Ultraje a Rigor, Tedeschi Trucks Band, Chris Cornell, Duran Duran, Peter Gabriel e Lynyrd Skynyrd. No New Stage, vale ficar atento aos brasileiros do Sabonetes e no grupo !!!. Quem também toca por lá é o Modest Mouse e a veterana e polêmica Courtney Love com o Hole.

O dia de encerramento do SWU promete ser memorável para os fãs do rock dos anos 90. Nos palcos principais se revezerão grupos como Sonic Youth, Primus, Stone Temple Pilots , Alice In Chains e Faith No More. Para os fãs do metal, o Megadeth também marcará presença. No New Stage vale ficar atento ao trio Ash, da Irlanda do Norte e ao grupo experimental canadense Crystal Castles. A banda de pop rock Simple Plan encerra as atividades do palco.

Lynyrd Skynyrd fecha segundo dia de SWU com rock 'caipira' do sul dos Estados Unidos
Lynyrd Skynyrd fecha segundo dia de SWU com rock 'caipira' do sul dos Estados Unidos
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade