0

Ex-tecladista do Deep Purple, Jon Lord morre aos 71 anos

16 jul 2012
14h10
atualizado às 15h20

Jon Lord, tecladista fundador do Deep Purple, morreu nesta segunda-feira (16) devido a uma embolia pulmonar, em uma clínica de Londres. Ele tinha 71 anos e lutava contra um câncer no pâncreas.

A informação foi confirmada pela produtora inglesa Guest Pr, que cuidava da carreira do músico. Além de compor muitos sucessos do Deep Purple, entre 1968 e 1976 e depois de 1984 a 2002, ele ainda fez parte do Whitesnake e também ficou conhecido por seu trabalho solo de música clássica. No comunicado, a empresa diz que o músico passa da "escuridão à luz".

Virtuoso e prolixo, Lord é conhecido por produzir ao lado de Ian Gillan (principal vocalista do Deep Purple) o lendário Concerto for Group and Orchestra, espetáculo de música clássica tocada pela banda e a Orquestra Filarmônica Real de Londres, em 1969. A apresentação, conduzida por Malcolm Arnold, foi repetida em 1999, no Royal Albert Hall, desta vez pela Orquestra Sinfônica de Londres. O concerto ainda rendeu um disco e turnê mundial, que passou pelo Brasil em 2000. Entre suas composições com o Deep Purple estão as clássicas Smoke on The Water, Chasing Shadows, Highway Star, além de ser responsável pelo riff de Child in Time.

Entre 1969 e 2011, Lord lançou 19 álbuns de música orquestral, solo ou ao lado do Deep Purple, sendo o último Jon Lord Live (Bucharest 2009). Ainda em 2009, o músico apresentou o Concerto For Group And Orchestra na Virada Cultural de São Paulo. Na ocasião, o regente Rodrigo de Carvalho conduziu a Orquestra Sinfônica Municipal ao seu lado.

De grande contribuição à música, Lord foi condecorado em 2010 como membro honorário da Stevenson College, nos Estados Unidos. Em 2011, ele também foi homenageado com o título de doutor honorário em música na Universidade de Leicester, cidade onde nasceu em 9 de junho de 1941.

Lord começou a tocar piano aos 5 anos de idade e, além do Deep Purple e Whitesnake, tocou nas bandas Paice, Ashton & Lord, The Artwoods e The Flower Pot Men. Casado duas vezes, ele deixa duas filhas.

Jon Lord, 71 anos, morreu de embolia pulmonar; ele enfrentava um câncer no pâncreas
Jon Lord, 71 anos, morreu de embolia pulmonar; ele enfrentava um câncer no pâncreas
Foto: Geety Images
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade