PUBLICIDADE

Entre "Maria Chiquinha" e Devassa, Sandy completa 30 anos

28 jan 2013 - 15h43
(atualizado às 15h43)
Compartilhar
Exibir comentários

A eterna "Maria Chiquinha", Sandy, comemora 30 anos nesta segunda-feira (28). Apesar de já ter estrelado a campanha da cerveja Devassa em 2011, com o lema "todo mundo tem o seu lado devassa", e ter se declarado fã de MMA e praticante de boxe, a filha de Xororó e irmã de Júnior, hoje já casada e com vontade de ser mãe, talvez ainda não tenha conseguido se desvencilhar da imagem de "santinha" e boazinha, construída ao longo de anos de parceria musical com o irmão.

A cantora Sandy, filha de Xororó e que por anos fez dupla com o irmão, Junior, completa 30 anos nesta segunda-feira (28)
A cantora Sandy, filha de Xororó e que por anos fez dupla com o irmão, Junior, completa 30 anos nesta segunda-feira (28)
Foto: Divulgação/ / Reprodução

Biografia e Carreira

Nascida em Campinas, Sandy Leah Lima é filha do cantor Durval de Lima, o Xororó da dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó. Seu primeiro nome foi inspirado no filme Grease - Nos Tempos da Brilhantina (1978) e o segundo, Leah, é de origem hebraica. Durante 17 anos, Sandy integrou a dupla Sandy & Junior com seu irmão mais novo. A primeira apresentação deles foi em 1989, quando ela tinha apenas seis anos, no programa Som Brasil. Um ano depois, a dupla gravou seu primeiro álbum, Aniversário do Tatu, lançado em 1991.

Juntos, eles lançaram 16 discos, incluindo três ao vivo e um acústico, e alcançaram sucesso interncacional. Mas, depois de ficarem marcados no ramo de músicas teen, Sandy e seu irmão decidiram alçar novos vôos e no início de 2007 anunciaram que iriam se separar para se dedicar às respectivas carreiras solo, visando também novos públicos e tendências.

Mesmo jovem, a cantora também já participou de projetos envolvendo bossa nova, jazz, MPB, música erudita, e fez parcerias com grandes nomes como Pedro Mariano, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Caetano Veloso e Ivete Sangalo, além de cantores internacionais como Andrea Bocelli, Enrique Iglesias, Jason Mraz e Taboo, do Black Eyed Peas.

Um dos destaques da carreira de Sandy foi a participação em um especial em homenagem à cantora Elis Regina, quando Sandy tinha apenas 13 anos. Depois, em 1998, ela participou de um show em Paris durante a Copa do Mundo quando ainda fazia dupla com seu irmão. Em 2007, Sandy fez sua primeira turnê solo interpretando canções de jazz e bossa nova. Além de cantar, ela também assinou a direção musical dos shows.

Três anos depois, em 2010, ela lançou seu primeiro disco solo chamado Manuscrito, que possui 13 músicas autorais e inéditas, incluindo composições próprias e algumas parcerias.

Além da carreira de cantora, Sandy se formou em Letras em português e inglês pela PUC, em 2008, mesmo ano em que se casou com Lucas Lima, músico integrante do grupo Família Lima. Sobre ter filhos, ela afirmou ainda em 2011 que gostaria de esperar a chegada doas 30 para isso, mas que sonha em ser mãe e que já teria até mesmo escolhido o nome das crianças.
 
Sandy também já atuou como atriz na TV e no cinema. Ela fez sua estreia com uma participação na novela A História de Ana Raio e Zé Trovão, em 1990 e, em 1997, ela e seu irmão apresentaram o programa Sandy e Junior Show, exibido pela extinta TV Manchete, mas que durou menos de um ano.

Depois, de abril de 1999 a março de 2003, eles atuaram no seriado Sandy & Junior, da Globo, tudo, é claro, sem deixar a carreira musical de lado. Sandy então voltou às novelas como protagonista em Estrela-Guia, em 2001 e em 2006, fez participações especiais em Sítio do Picapau Amarelo e A Diarista, até que no ano seguinte trabalhou na novela Paraíso Tropical.

No cinema, ela participou dos filmes O Noviço Rebelde (1997) e Acquária (2003), além do curta-metragem Estranho Jeito de Amar (2006).

Em 2011, Sandy firmou parceria com a cervejaria Devassa e se tornou a garota-propaganda da marca. A polêmica foi criada, já que o lema da campanha era "todo mundo tem um lado devassa" e internautas, publicitários e especialistas julgavam que a cantora, justamente pela fama de "santinha", era a pior escolha para a situação. 

 
Outro fato que gerou rebuliço ao redor de Sandy foi quando, também em 2011, ela concedeu uma entrevista à revista Playboy e afirmou que é possível ter prazer com sexo anal.
 
Em maio de 2012, ela foi anunciada no elenco do filme Quando Eu Era Vivo, onde contracenará com o ator Antônio Fagundes. No longa, Sandy faz o papel de Bruna, uma estudante de música que aluga um quarto na casa de um homem (Fagundes) e se envolve com seu filho recém-divorciado (Marat Descartes). O roteiro é baseado no livro A Arte de Produzir Efeito Sem Causa, do Lourenço Maturelli. As gravações da película tiveram início em setembro, em São Paulo.
 
Já em 16 de outubro, foi anunciado o lançamento do projeto de um EP com cinco canções, com foco no meio digital. O lançamento aconteceu no dia 30 de outubro de 2012 pelo iTunes brasileiro e conquistou, em menos de 12 horas, o primeiro lugar na lista dos álbuns mais vendidos, ficando à frente de Roberto Carlos, com o EP Esse Cara Sou Eu e do DJ Calvin Harris, com o novo disco 18 Months.
 
A canção escolhida para divulgação do EP foi Aquela dos 30. O videoclipe da música, dirigido por Conrado Almada (que já trabalhara com Sandy no videoclipe Quem Eu Sou), foi lançado no programa Fantástico, da Rede Globo, no dia 11 de novembro e, simultaneamente, no canal oficial da cantora no YouTube.
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade