Música

publicidade
07 de novembro de 2013 • 22h47

Buena Vista Social Club fará sua última turnê internacional em 2014

 

O grupo de música tradicional cubana Buena Vista Social Club realizará sua última turnê internacional a partir do segundo semestre de 2014 sob o título "Adiós Tour", com uma série de shows nos quais interpretarão antigos sucessos e novas músicas de seu repertório, informou nesta quinta-feira a imprensa local.

A turnê se estenderá até 2015 e o encerramento será uma apresentação em Havana, cidade onde surgiu o grupo em 1997, a partir de uma ideia do produtor musical americano Ray Cooder de reunir e relançar lendas da música cubana como Compay Segundo, Ibrahim Ferrer, Rubén González, Cachaito López, Manuel Galbán e Pio Leyva.

"Queremos que nossa música perdure no tempo e que sigamos encantando o mundo; e isto é o que conseguimos com nossos shows. Foi uma parte incrível da minha vida e da minha carreira", disse Omara Portuondo, a "diva" do Buena Vista Social Clube, citada pelo portal "Cubarte".

A "Adiós Tour" oferecerá, além de grandes clássicos, canções inéditas e versões de populares músicas cubanas, integrados a seu repertório repleto de homenagens a muitos dos grandes músicos que contribuíram com a história do grupo.

O projeto, vencedor de um prêmio Grammy, vendeu milhões de cópias e, em 1998, o cineasta alemão Win Wenders gravou um documentário que registrou a viagem dos lendários músicos por Cuba e as apresentações em Amsterdam e no Carnegie Hall, em Nova York.

Sob a direção musical do trombonista Jesus 'Aguaje' Ramos, líder da banda, a turnê de despedida tentará sintetizar mais de mil concertos do grupo, que envolveram mais de 40 músicos nos últimos 16 anos.

Os shows terão as participações de músicos que participaram do disco e do filme "Buena Vista Social Club", como o guitarrista Eliades Ochoa, Omara Portuondo, o trompetista Manuel "Guajiro" Mirabal e o alaudista Barbarito Torres, junto a outros que lhes acompanharam durante anos.

Apesar de alguns membros da primeira formação do Buena Vista já terem falecido, o grupo continuou trabalhando com vários de seus músicos originais e outros jovens que se uniram ao projeto.

Após apresentações em várias cidades dos Estados Unidos, a famosa banda cubana está atualmente uma nova turnê pela Europa, que começou em Londres e passará por Finlândia, Suíça, Espanha, França, Grécia, Holanda, Estônia e Áustria.

EFE EFE - Agencia EFE - Todos os direitos reservados. Está proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agencia EFE S/A.