2 eventos ao vivo

Biógrafo dos Beatles doa canções de Lennon à Biblioteca Britânica

23 mai 2013
08h40

O aclamado biógrafo dos Beatles Hunter Davies doou cartas e canções manuscritas por John Lennon para Biblioteca Britânica, que irá expor os escritos na galeria dos Tesouros, junto com as obras de Beethoven e Shakespeare.

Entre os documentos cedidos à nação figuram as letras de canções tão míticas do quarteto de Liverpool como "Strawberry Fields Forever", "She said she said" e "In My Life".

Davies, que conheceu os Beatles no anos 60, doou seu arquivo da popular banda através de um programa governamental que oferece vantagens fiscais para quem presenteie o Estado com patrimônio artístico.

"Enquanto trabalhava em um novo livro sobre os Beatles, decidi que a Biblioteca Britânica deveria ter a melhor coleção pública de seus manuscritos, e estou feliz que graças a este programa isso pôde se tornar realidade", declarou o escritor.

O diretor da Biblioteca Britânica, Roly Keating, se mostrou muito contente com o legado e afirmou que "a vitrine dedicada aos Beatles é uma das mais populares na galeria dos Tesouros".

"Os visitantes de todo o mundo se emocionam ao ver estas letras tão lendárias em suas minutas originais", acrescentou.

A coleção dos Beatles é exposta na mesma seção que o texto da Carta Magna britânica e de obras de Beethoven e William Shakespeare.

Davies, de 77 anos e autor em 1968 da única biografia autorizada do grupo, já tinha emprestado os documentos à Biblioteca, que agora os terá de forma permanente.

"Quero que minha coleção dos Beatles permaneça junta, em um lugar e exposta ao público, e a Biblioteca Britânica é o lugar perfeito", disse o escritor.

EFE   
publicidade