publicidade
04 de setembro de 2011 • 18h36

Beyoncé completa 30 anos de idade; veja fotos da cantora

Beyoncé completa 30 anos de idade
Foto: Getty Images
 

Quando surgiu estonteante no clipe de No, No, No, em 1998, já era claro seu destaque em relação às outras integrantes do quarteto Destiny's Child. Mas poucos imaginavam que Beyoncé Knowles, que neste domingo (4) completa 30 anos de idade, se tornaria uma das principais estrelas da música pop no mundo.

Ouça músicas grátis no Sonora

Nascida em Houston, no Estado do Texas, a cantora se encontra hoje na lista das artistas com mais discos vendidos na história, com mais de 75 milhões de cópias comercializadas em sua carreira solo, número que a coloca à frente de nomes como Bob Dylan, The Black Eyed Peas e Christina Aguilera. Mais: somados os números conquistados com o grupo que deixou em 2005, Beyoncé teve mais de 125 milhões de álbuns vendidos, o que a coloca entre os 25 artistas com maior número de trabalhos comercializados em todos os tempos.

Logo no primeiro lançamento, a estrela foi certificada com seu grupo com disco de platina nos EUA e disco duplo de platina no Canadá. O sucesso, a partir daí, só foi crescendo. Com canções pop muito dançantes, com grandes influências de R&B, e clipes de muita sensualidade, o segundo trabalho do Destiny´s, The Writing's on the Wall, que trazia os hits Say My Name e Temptation, chegou a vender mais de 8 milhões de cópias só em seu país natal, um feito para um grupo tão jovem.

Ciente de ser a grande estrela do grupo, Beyoncé logo lançou-se em uma meteórica carreira solo, obtendo enorme sucesso seu álbum de estreia, Dangerously in Love, de 2001, certificado com platina em oito países do mundo. Na última década, ainda lançou mais três álbuns de estúdio e outros quatro ao vivo, levando-a aos impressionantes números registrados atualmente.

Casada com o rapper Jay-Z desde 2008, Beyoncé recebeu os principais prêmios do mundo da música ao longo dos 13 anos em que está no mercado - o último, o de melhor coreografia no MTV Music Awards 2011 pelo videoclipe de Run the World (Girls).

A cantora também conseguiu estabelecer uma bem-sucedida carreira nos cinemas, algo raro entre artistas de seu ramo. Entre seus trabalhos, estão a comédia Austin Powers em O Homem do Membro de Ouro (2002), o drama Cadillac Records (2008) e na pele da principal personagem de A Star Is Born, próximo trabalho do renomado diretor Clint Eastwood cuja estreia para 2012 pode ser adiada em função da recém-anunciada gravidez da protagonista do longa, que terá seu primeiro (a) filho (a).

Terra