1 evento ao vivo

Adiantado, Maiden foca novo álbum, mas empolga com antigas

26 mar 2011
21h20
atualizado em 27/3/2011 às 03h09
Renato Beolchi
Direto de São Paulo

Cerca de 50 mil pessoas foram ao estádio do Morumbi na noite deste sábado (26) para conferir a nona apresentação do Iron Maiden no Brasil - que começou 25 minutos antes do que estava impresso no ingresso. Com um show focado no último disco do sexteto, The Final Frontier (2010), o Maiden inicia a turnê brasileira com a certeza de que seus fãs apoiam as novidades, mas se empolgam de verdade com os clássicos da banda.

Iron Maiden abriu o show com a música 'Satellite 15... The Final Frontier'
Iron Maiden abriu o show com a música 'Satellite 15... The Final Frontier'
Foto: Léo Pinheiro / Terra

Ouça Iron Maiden grátis no Sonora

Às 21h05, o Iron Maiden apagou as luzes do Morumbi para o show que começou com um video no telão mostrando animações espaciais com o prólogo de Satellite 15... The Final Frontier , faixa de abertura do novo álbum. Em seguida, El Dorado, também do último registro da banda.

O primeiro clássico veio com 2 Minutes To Midnight , que fez o público cantar em coro o refrão com Bruce Dickinson. A primeira quina musical do show ainda contaria com mais duas novas: The Talisman e Coming Home .

A técnica da banda capitaneada pelo baixista Steve Harris é invejável. A performance musical dos guitarristas Dave Murray, Janick Gers e Adrian Smith é impecável em bases e solos, executados com a perfeição com que foram gravados ao longo dos 15 discos de estúdio.

Por outro lado, essa perfeição técnica acaba por deixar a apresentação mecânica, sem muito espaço para improvisos ou surpresas. Qualquer fã que tivesse pesquisado o setlist dos shows na capital peruana Lima e na Cidade do México, poderia saber exatamente o que esperar em São Paulo.E assim a banda seguiu à risca seu roteiro, privilegiando novidades e deixando de lado inúmeros clássicos pedidos pelos fãs, como Aces High e Run To The Hills . Das 16 canções executadas, cinco pertenciam ao último CD.

Mas a noite se encerrou com pelo menos duas boas notícias para os fãs. Frontman dos mais competentes do mundo, Bruce Dickinson brincou com os fãs sobre esta ser a última turnê da banda. Em seguida garantiu que quando a Donzela resolver pendurar as guitarras, o grupo se apresentará no Brasil.

Dickinson avisou ainda que o grupo está gravando todas as apresentações desta turnê. A ideia é lançar em breve um registro ao vivo em CD e DVD com os melhores momentos dos shows.

Palco modesto
O cenário de palco do Iron Maiden na apresentação também não se equipara ao de outras turnês do grupo britânico. Elementos que remetiam a naves espaciais, tema da arte de The Final Frontier , decoravam o palco. Os panos de fundos estáticos variavam de acordo com a música em questão.

Apenas em The Evil That Men Do , décima primeira música da noite, Eddie, o notório mascote da banda, deu as caras. Um boneco gigante, caracterizado com o Eddie da capa do último disco, interagiu no palco, tocou guitarra e saiu.

A canção título da banda, Iron Maiden , também contou com outro boneco ainda maior, 8 metros de altura, surgindo atrás da bateria de Nicko McBrain. Na abertura do bis, The Number Of The Beast contou com o último dos bonecos: dessa vez o diabo em "pessoa".

Ingresso com horário incorreto
O material de divulgação do show do Iron Maiden em São Paulo afirmava que o show começava às 21h. O site oficial também confirmava o mesmo horário. Mas um erro na impressão dos ingressos confundiu muitos fãs. Lá, constava que o show começaria apenas às 21h30. O resultado foi uma multidão de fãs correndo para entrar no estádio com o show já iniciado.

O Iron Maiden segue neste domingo para o Rio de Janeiro onde se apresenta no HSBC Arena. No dia 30 de março, a banda faz show em Brasília, no Ginásio Nilson Nelson. A região norte é a seguinte na agenda do Maiden: Belém recebe o grupo no dia 1o. de abril. Recife é a parada seguinte da banda no dia 3 de abril. A última cidade brasileira a receber a banda é Curitiba que confere a apresentação no dia 5 de abril.

Confira o setlist completo:
Satellite 15... The Final Frontier
El Dorado
2 Minutes to Midnight
The Talisman
Coming Home
Dance of Death
The Trooper
The Wicker Man
Blood Brothers
When the Wild Wind Blows
The Evil That Men Do
Fear of the Dark
Iron Maiden

Bis:
The Number of the Beast
Hallowed Be Thy Name
Running Free

Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade