2 eventos ao vivo

'360º' marca terceira turnê brasileira do U2

9 abr 2011
09h27
atualizado às 09h28

Os três shows da 360º Tour nos dias 9, 10 e 13 de abril, em São Paulo, marcam a terceira vinda de Bono e sua banda ao Brasil. A primeira vez foi em 1998, quando três espetáculos da Popmart Tour ocorreram no Rio de Janeiro e São Paulo. Depois, em 2006, com a turnê Vertigo, eles visitaram apenas a capital paulista para dois shows, um deles exibido ao vivo pela TV.

Ouça U2 grátis no Sonora

Mas essas não foram as únicas aparições do líder Bono e companheiros em terras brasileiras. Em 2001, o grupo esteve por aqui para uma apresentação fechada para divulgar o álbum All That You Can't Leave Behind na TV Globo. E, ainda em 2006, depois da turnê, Bono e companheiros partiram para o Carnaval em Salvador. Nessa mesma visita, o vocalista conheceu o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, e participou de uma reunião sobre o Fome Zero - programa de erradicação da pobreza encabeçada por aquele governo.

Em 2006, as luzes laranja, preta e vermelha tomaram conta do Estádio do Morumbi com a

Antes de vir ao Brasil, turnê '360º' do U2 passou por Chile e Argentina
Antes de vir ao Brasil, turnê '360º' do U2 passou por Chile e Argentina
Foto: Terra Chile

Vertigo Tour

. As músicas do set foram:

City Of Blinding Lights

,

Vertigo

,

Elevation

,

New Year's Day

,

Still Havent Found What I'm Looking For

e

Beautiful Day

. A única diferença no repertório do último dia foi que a banda incluiu os sucessos

Desire

,

All I Want Is You

,

The First Time

e

Yahweh

, que não estavam no primeiro show.

Foi nesse dia que Bono chamou os fãs Victor dos Santos, 13 anos à época, para cantar Miss Sarajevo. O garoto era de Caruaru, em Pernambuco. E a bancária Katilce Miranda, 28, que até ganhou um selinho de Bono. Ela foi a escolhida pelo líder da banda para ficar agarrada a ele durante a música With or Without. Dali em diante, Katilce virou webcelebridade nas redes sociais e hoje não é encontrada em nenhuma delas. Os dois foram procurados pelo Terra. Victor não foi encontrado, e Katilce prometeu conversar com nossa reportagem, mas não atendeu nenhum dos telefonemas programados.

Na segunda noite, a banda recebeu algumas vaias. Uma delas foi porque Bono parou para conversar em português e citou o ministro da Cultura, Gilberto Gil, mas não agradou o público, que respondeu vaiando. Mais tarde, o telão do espetáculo exibiu bandeiras de diversos países. Bono então citou o nome dos países que iam aparecendo e, ao falar "Argentina", recebeu uma grande vaia.

Popmart Tour
Em 1998, pela primeira vez, os imensos telões de LED (Diodo Emissor de Luz) fizeram parte de um megashow no Brasil e interagiram com a performance do grupo. Uma haste segurando um limão gigante (à direita) e um arco laranja (ao centro) complementaram a perfomance inovadora que o U2 trazia ao Brasil.

As músicas do set da Popmart Tour, entre outros sucessos, começaram por Mission Impossible e Pop Muzik, quando Bono aparece com uma roupa de boxeador - e uma festa de cores começou a "explodir" nos telões. Last Night On Earth era o hit da época, com clipe exibido pelas paradas da TV. Em Lemon (Perfecto Mix), os irlandeses saíram de dentro da fruta gigante com camisas da seleção brasileira, que ganharam do ídolo Romário - no Rio de Janeiro, houve ainda participação de membros de uma escola de samba. No bis, o grupo mandou With or Without You e One.

Fonte: Terra
publicidade